Home
02/02/2026
A mochila está pronta, a garrafinha também, o uniforme foi separado com carinho. Mas, na hora de entrar na escola, a criança segura firme a mão da mãe ou do pai e pede para não ficar. Os olhos enchem de lágrimas e o coração aperta dos dois lados.
Esse momento é mais comum do que parece. A adaptação na Educação Infantil é um período intenso, cheio de sentimentos tanto para as crianças quanto para as famílias. No Anglo Sorocaba, esse processo é compreendido com atenção e cuidado, porque ninguém chega à escola sem emoções envolvidas.
“A adaptação é um tempo de construção de vínculos. A criança precisa se sentir acolhida e segura, e a família precisa confiar nesse processo. Quando escola e pais caminham juntos, a adaptação acontece de forma mais tranquila”, destaca Carol Lyra, diretora geral do Anglo Sorocaba.
A insegurança e a dificuldade de se despedir na maioria das vezes, representam apenas o encontro da criança com algo novo. Para muitos pequenos, a escola é a primeira experiência longe da família por algumas horas, em um ambiente diferente, com novas pessoas, novos sons e uma rotina que ainda está sendo construída.
É comum que os pais se preocupem quando veem o filho chorando na entrada da escola. Surgem dúvidas, e até a sensação de culpa. No entanto, o choro faz parte do processo de adaptação e não deve ser visto como um sinal negativo.
Quando a convivência familiar é muito próxima e intensa, a separação tende a ser mais desafiadora, A adaptação é justamente o momento em que a criança amplia seu mundo, aprendendo que pode estar segura também em outros ambientes.
Nesse processo, o comportamento dos adultos é fundamental. Mesmo quando existe insegurança, é importante transmitir tranquilidade e confiança. O Anglo Sorocaba orienta que pais e mães reforcem a ideia de que a escola é um lugar bom, seguro e acolhedor, evitando demonstrar medo ou dúvida diante da criança.
A forma da despedida também faz diferença. Quando é clara, tranquila e afetuosa, ajuda a criança a entender que os pais irão embora, mas voltarão depois. Esse gesto simples contribui para que ela se sinta mais confiante para permanecer na escola.
Pensando nesse momento tão delicado, o Anglo Sorocaba tem um plano de adaptação das crianças planejado nos detalhes, com atenção tanto aos alunos quanto às famílias. Nos primeiros dias, os pais são recebidos dentro da escola em um espaço preparado especialmente para eles aguardarem, mas distante das crianças.
Esse formato permite que os responsáveis permaneçam próximos, caso seja necessário chamá-los, sem interferir diretamente na rotina dos pequenos. Inicialmente, os pais ficam algumas horas na escola e, aos poucos, esse tempo vai sendo reduzido, sempre respeitando o ritmo da criança.
É natural que os pais queiram ficar e acompanhar cada passo. No entanto, também é importante compreender que, em determinado momento, é preciso ir embora. Essa despedida faz parte da adaptação e ajuda a criança a desenvolver autonomia e confiança, entendendo que a escola é um espaço seguro mesmo sem a presença constante da família.
Com escuta atenta, olhar individualizado e parceria com as famílias, o colégio transforma a adaptação em uma experiência respeitosa e afetiva. Aos poucos, o choro dá lugar à curiosidade e a escola passa a ser um espaço de alegria, aprendizado e pertencimento para as crianças.
Veja mais no blog: Comunicação não violenta | Colégio Anglo Sorocaba e Visita dos alunos à direção | Colégio Anglo Sorocaba e Lancheira saudável | Colégio Anglo Sorocaba