Image de fundo Blor Home
alunos da educação infantil em atividades

Educação infantil que transforma os primeiros anos em base para a vida

11/04/2025

Você sabia que 90% do cérebro se desenvolve até os cinco anos? No Anglo Sorocaba a educação infantil é pensada para aproveitar ao máximo esse período com acolhimento, brincadeira e aprendizado lúdico.

 

Uma criança que adora montar blocos, desenhar e inventar histórias com os brinquedos. Por trás de tanta curiosidade e energia, está um cérebro passando por uma fase intensa de desenvolvimento. Estudos do Center on the Developing Child, da Universidade de Harvard, mostram que até os 5 anos o cérebro humano já está 90% desenvolvido, o que reforça a importância da estimulação correta na primeira infância. Ou seja, entre os 3 e 5 anos acontecem etapas determinantes para a construção de competências cognitivas, emocionais e sociais que perdurarão por toda a vida.

Nesse contexto, o ambiente escolar torna-se um importante aliado da família. Embora o lar seja repleto de amor, a escola oferece algo complementar: um espaço planejado especificamente para o crescimento da criança, sob os cuidados de profissionais especializados. No Colégio Anglo Sorocaba, pedagogos, psicólogos e psicopedagogos trabalham em conjunto para garantir que cada etapa dessa jornada seja conduzida com intencionalidade, carinho e conhecimento.

A partir dos três anos, o sistema imunológico das crianças já está mais fortalecido — é nesse momento que os pais podem voltar seus olhares para matricular na escola, onde tudo é pensado para acolher os pequenos: salas adaptadas, materiais seguros e ambientes projetados para favorecer a autonomia e o aprendizado.

No Anglo Sorocaba, cada turma conta com uma professora regente e uma auxiliar, além do acompanhamento frequente de psicólogos, que observam as interações e orientam tanto os educadores quanto as famílias.

A base da proposta pedagógica da instituição se resume em três palavras: acolhimento, brincadeira e aprendizado lúdico. Desde a recepção, feita sempre pela professora regente — responsável por conduzir a turma ao longo do ano —, até as atividades mais estruturadas, tudo é preparado de forma intencional para o benefício e bem-estar das crianças.

Logo após o acolhimento, o dia começa com uma roda de conversa, valorizando a previsibilidade. Nesse momento, a professora apresenta as atividades do dia e os professores com os quais os alunos terão contato. Por exemplo: primeiro, aula de música; depois, educação física. Assim, as crianças se sentem mais seguras ao compreender as etapas que irão vivenciar alí. Após essa explicação, cada aluno também é incentivado a compartilhar algo sobre si com os colegas, promovendo escuta ativa e vínculos afetivos. Para reforçar a rotina, uma sequência de fichas ilustradas é fixada na lousa, representando cada etapa do dia —um recurso físico que também ajuda a gerar segurança.

Outro diferencial do colégio é o projeto “O Líder em Mim”, presente em todas as ações da educação infantil. Trata-se de uma abordagem socioemocional baseada em sete hábitos de crianças altamente eficazes, como saber trabalhar em equipe e lidar com as emoções. “O uso do material didático, que é o Sistema Anglo de Ensino, é priorizado logo no início do dia, quando a criança está mais descansada, favorecendo o primeiro hábito: fazer o mais importante. Então entram os estímulos mais cognitivos, escolarizados. Mas até mesmo as brincadeiras são permeadas pelos princípios do programa, incentivando a colaboração, a empatia e a autorregulação. Então ele sempre é colocado em prática”, explica a diretora Carol Lyra.

Após os momentos iniciais, entram em cena os projetos desenvolvidos pelas equipes pedagógicas. As aulas são conduzidas pela professora regente, pela auxiliar e por professores especialistas — em áreas como música, educação física, inglês, artes e contação de histórias. O inglês, por exemplo, é trabalhado de forma contextualizada, sempre alinhado com o conteúdo do período. A tecnologia educacional é outro recurso presente nessas atividades, promovendo um ensino ainda mais significativo. “Um exemplo é o Projeto Tamar, no qual as crianças aprendem sobre a vida marinha, especialmente sobre as tartarugas, e desenvolvem ações que misturam conhecimento e ferramentas digitais”, explica a diretora.

Além disso, o currículo contempla aulas de educação ambiental e a moderna aula mindfulness. A primeira envolve diferentes áreas do saber em uma abordagem multidisciplinar, que reforça o cuidado com o planeta desde os primeiros anos. Já o mindfulness é uma prática adotada para ajudar essa nova geração — naturalmente mais agitada e ansiosa — a desenvolver autocontrole e atenção plena. Tem sido um sucesso!

A hora do lanche também é tratada com intencionalidade. Mais do que um intervalo para se alimentar, é um momento de socialização e construção de autonomia. “O momento do lanchinho é superimportante, é um espaço para a troca com os colegas, o coleguismo e, principalmente, a autonomia — a criança conseguir abrir o seu lanche e se alimentar o máximo possível sozinha", destaca Carol Lyra. O colégio oferece a opção de adquirir o lanche por meio de uma empresa especializada em alimentação escolar, com cardápio equilibrado elaborado por nutricionistas. Mas as famílias também podem enviar os alimentos de casa, seguindo orientações que constam no guia do aluno — que desencoraja o envio de produtos ultraprocessados e sugere opções saudáveis.

Outro ponto alto da rotina são, claro, os momentos de brincadeira. No Anglo Sorocaba, há duas formas de vivenciar esse tempo tão esperado: o Parque Livre e o Parque Dirigido. No primeiro, as crianças têm liberdade para explorar os brinquedos como desejarem, incentivando descobertas e a diversão espontânea. Já o Parque Dirigido é um momento planejado, com jogos e dinâmicas conduzidas pelos educadores, sempre com intencionalidade pedagógica. Nessa hora, também se aplicam os princípios do “Líder em Mim”. “É o ganha-ganha, quando eles brincam juntos, ou o hábito ‘primeiro compreender para depois ser compreendido’, caso comecem a se desentender entre si”, exemplifica a diretora.

Toda essa estrutura tem um único objetivo: oferecer uma infância feliz, com aprendizado, experiências transformadoras e o acompanhamento que cada criança merece. Para as famílias, fica a certeza de estarem proporcionando o melhor para o crescimento integral de seus filhos — com segurança, cuidado e muito afeto.

 


Voltar

COMPARTILHE:

Junte-se a nós nesta jornada emocionante! Explore os artigos e acima de tudo, divirta-se enquanto descobrimos juntos o fascinante mundo Educacional.

Siga-nos

Newsletter