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20/10/2025
Pai, mãe, você já parou para pensar como seu filho aprende melhor? Aquela aula em que ele ouve, copia e memoriza ainda tem muito valor, claro. Mas hoje, mais do que nunca, é preciso ir além. No Colégio Anglo Sorocaba, a escola investe em metodologias ativas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizado, transformando a forma como o conhecimento é construído e vivido.
A escola adota metodologias ativas como diferencial pedagógico. Na prática, isso significa transformar o ambiente da sala de aula em um espaço de experimentação, construção de ideias e projetos práticos. Um exemplo claro aconteceu recentemente: os alunos da 2ª série do Ensino Médio participaram de uma atividade no laboratório, onde construíram e apresentaram circuitos elétricos. A vivência permitiu que consolidassem o conteúdo de maneira dinâmica, compreendendo a teoria na prática e, ao mesmo tempo, desenvolvendo raciocínio lógico e fixando o aprendizado.
Muitas vezes, quando se fala em “metodologia ativa”, pais e até mesmo educadores podem imaginar que se trata apenas do uso de recursos audiovisuais ou de tecnologia na aula. Mas esse é um equívoco comum. A verdadeira metodologia ativa não está no recurso, mas na forma como o conhecimento é construído pelo aluno.
Explicando de forma simples: uma aula com metodologia ativa é aquela em que o aluno aprende “fazendo”, participando, questionando, resolvendo, experimentando. Ele está no centro da aprendizagem, e não apenas assistindo ao professor como em um modelo tradicional.
Como explica a diretora geral do Colégio Anglo Sorocaba, Carol Lyra: “A metodologia ativa é uma estratégia pedagógica usada pelo professor em momentos específicos da aula, com o objetivo de tornar o conteúdo mais significativo para o aluno. E isso não acontece em todas as aulas, mas em momentos específicos, nos quais sabemos que o aluno vai precisar recorrer àquela informação no futuro e, por isso, precisa aprender de forma efetiva agora”, explica.
Carol ainda complementa que a metodologia ativa é aplicada dentro da própria aula, como uma forma diferente de ensinar. “Esse é o grande desafio e por fazermos com efetividade, este é um dos nossos grandes diferenciais aqui no Anglo Sorocaba.”
E o resultado disso? Mais engajamento, memórias mais duradouras e aprendizado verdadeiro. “Toda vez que o aluno é mais ativo, ele gera outro tipo de memória. Ensinar precisa emocionar. E emoção não é só amor ou raiva. É a emoção da descoberta, da conquista de resolver um desafio. Quando o aluno faz um experimento e acerta, ele guarda aquele momento como algo feliz e por isso aprende melhor”, destaca Carol Lyra.
Cada vez mais, universidades de excelência também estão adotando metodologias ativas, como o Problem-Based Learning (PBL), ou “Aprendizagem Baseada em Problemas”.
O exemplo mais notável talvez seja o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), uma das instituições mais respeitadas e exigentes do país. O ITA incorporou o PBL como uma forma de desafiar seus estudantes a resolverem problemas complexos, simulando situações reais e desenvolvendo raciocínio crítico, colaboração e aplicação prática do conhecimento.
A Faculdade de Medicina da PUC São Paulo também adotou o modelo baseado em problemas, mostrando que essa estratégia não é apenas eficaz, mas também reconhecida por instituições de renome. E, assim como no Anglo Sorocaba, essas metodologias não dependem, necessariamente, de tecnologia. Muitas delas são aplicadas com papel, caneta, discussão em grupo, mapas mentais e outros recursos analógicos – o que importa é a intencionalidade da aula.
Para deixar ainda mais claro, vamos resumir: as metodologias ativas são estratégias de ensino em que o aluno participa ativamente do processo de aprendizagem, seja resolvendo problemas, trabalhando em equipe, ensinando colegas, criando projetos, explorando hipóteses ou vivenciando situações práticas.
Alguns exemplos: aprendizagem baseada em problemas, sala de aula invertida, estudos de caso, rotação por estações, gamificação. Todas essas metodologias incentivam o pensamento crítico dos estudantes. Saiba mais acessando Metodologias ativas | Colégio Anglo Sorocaba.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que orienta a educação no Brasil, reconhece essas práticas como fundamentais para o desenvolvimento das chamadas competências do século XXI, como pensamento crítico, criatividade, comunicação e colaboração.
Ao adotar metodologias ativas de maneira planejada e intencional, o Anglo Sorocaba garante um ensino mais eficaz e moderno. A escola investe na formação contínua dos professores, na elaboração de aulas estratégicas e em ambientes que favorecem a experimentação e a participação do aluno.
No modelo do Anglo, o educador continua sendo peça-chave: ora como protagonista, ora como tutor, mas sempre como facilitador do aprendizado.
A combinação entre tradição e inovação pedagógica faz do Colégio Anglo Sorocaba uma referência em educação. Aqui, as metodologias ativas são mais do que discurso: são aplicadas com responsabilidade, planejamento e resultados concretos – tanto na formação acadêmica quanto na formação humana dos estudantes.
Saiba mais: https://blog.anglosorocaba.com.br/post/postagem/215