25/10/2024
No Colégio Anglo Sorocaba os conteúdos da matriz curricular viram narrativas lúdicas que tornam o aprendizado, de todas as disciplinas do Ensino Fundamental Anos Iniciais, ainda mais envolvente.
Era uma vez um Colégio onde a diversão fazia parte das aulas e a imaginação corria solta. Essa forma mágica e eficiente de ensinar conteúdos é o chamado “storytelling”, que gera excelentes resultados.
Um exemplo disso é o projeto de contação transversal de histórias, implementado no Colégio Anglo Sorocaba, que caminha lado a lado com todas as disciplinas do Ensino Fundamental Anos Iniciais (6 a 10 anos), fazendo os conteúdos ganharem vida.
Inicialmente ligada apenas à Educação Infantil, essa prática de narrar histórias foi expandida no Colégio como uma metodologia criativa e eficaz para trabalhar diversas áreas, como Matemática, Português, História, Geografia, Ciências, Inglês e até Educação Física.
Realizado pela professora Monisa Maciel, autora de livros e especialista em narração de histórias, a proposta busca tornar o aprendizado mais lúdico e envolvente. Monisa foi convidada a levar essa prática ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, complementando as atividades já realizadas em sala de aula. Ao desenvolver narrativas que se entrelaçam com o conteúdo acadêmico, ela envolve os alunos em histórias vibrantes, repletas de elementos e personagens, utilizando figurinos, sons e cheiros para dramatizar os conceitos encantando as crianças que acabam por absorver melhor o conhecimento.
Um exemplo prático foi ao abordar a polinização nas aulas de Ciências, a professora criou uma personagem abelhinha que explica o processo de forma divertida. "A abelhinha sai da colmeia, pousa em uma flor, se suja com o pólen e o transporta para outra florzinha..." narra Monisa, tornando o aprendizado leve e encantador.
Em Matemática, ela apresentou de forma encantadora sobre o sistema monetário, mostrando notas antigas como, por exemplo, o Cruzado, o Cruzeiro e o Cruzeiro Real até chegar ao Real. Essa narrativa ajudou os alunos a entenderem a evolução da moeda e contribuiu até na resolução de exercícios.
Esses exemplos mostram como recursos lúdicos e visuais tornam o aprendizado muito mais significativo. Carol Lyra, diretora do Colégio Anglo Sorocaba, conta que uma aluna comentou sobre como a aula em forma de contação foi mais envolvente do que a aula convencional sobre o mesmo tema. "Ela percebeu uma forma mais leve de aprender, e o conteúdo ficou gravado na mente dela até hoje. Esse é o objetivo do nosso projeto: agregar ao ensino que já aplicamos, promovendo um aprendizado ainda mais significativo", explica.
O Colégio é reconhecido por reforçar essa capacidade do aluno de relacionar o que está aprendendo com experiências e conhecimentos prévios, tornando a informação útil para a vida. Nesse sentido, a contação de histórias contribui alimentando o imaginário dos alunos, para que o conhecimento permaneça de forma duradoura no processo educativo.