Image de fundo Blor Home
Alunos resolvendo dinâmica ao redor de uma mesa com o professor

Provas de habilidades extrai o máximo potencial dos alunos

18/10/2024

Realizada no Ensino Médio do Anglo Sorocaba, a avaliação global estimula o aluno a pesquisar, produzir e refletir, capacitando para novas formas de aprendizado que vão além da memorização.

 

O Colégio Anglo Sorocaba está à frente no processo educacional, com formas disruptivas de avaliações. Exemplo disso são as provas de habilidades do 4° bimestre nas 1ª e 2ª séries do Ensino Médio. Com o foco em pesquisa, produção, apresentação e reflexão, essas avaliações giram em torno de um tema central — neste ano foi “A história por trás das lentes” — que está diretamente ligado aos conteúdos pedagógicos abordados ao longo do bimestre.

Durante a semana de provas, os alunos são desafiados em todas as disciplinas, permitindo à instituição extrair o melhor de cada estudante. O objetivo do Anglo Sorocaba é formar jovens abertos a novas formas de aprendizado. "Estamos preparando nossos jovens para os desafios do novo século. Não se trata apenas de memorizar conteúdo, mas de aprender o que fazer com esse conhecimento, como pesquisar e aplicá-lo de maneira eficiente", afirma a diretora pedagógica, Carol Lyra. 

Na prática, a dinâmica inclui dois tipos de provas por dia: uma em grupo, que envolve pesquisa livre e aprofundada, culminando na entrega de um produto final. Exemplos: em História e Geografia, os alunos criaram um jogo inspirado em contextos geográficos e históricos retratados em filmes. Já para Matemática e Biologia, os estudantes elaboraram um painel ilustrativo, e nas provas de Química e Física apresentaram uma câmara escura. Em todo o processo de elaboração são fornecidos links para o aluno aprender a pesquisar, a saber como aplicar esse conteúdo, como utilizar o Chatgpt de forma positiva e eficaz. 

Além das atividades em grupo, cada dia de avaliação inclui uma prova individual dissertativa, para os alunos refletirem sobre o que produziram em equipe e a aplicarem o conteúdo estudado de forma autônoma. Essa integração entre o trabalho coletivo e individual é uma característica marcante da metodologia PBL (Problem-Based Learning), eficiente forma de aprendizado utilizada até mesmo no curso de Medicina da PUC São Paulo.

"Temos alunos que se sentem motivados por essa forma de avaliação, enquanto outros a consideram mais cansativa do que as provas tradicionais, isso porque estão lidando com novas formas de fazer prova e sendo desafiados a desenvolver diversas habilidades. De fato, eles estão aprendendo a abrir a mente para o novo, algo essencial para se tornarem mais resilientes na vida e no mercado de trabalho, onde desafios e mudanças serão constantes", conclui Carol Lyra.

Mapa de Competências

Uma das grandes inovações dessa avaliação é o chamado “Mapa de Competências”, um relatório personalizado que cada aluno recebe ao final do processo. As questões feitas pelos professores são direcionadas para compreensão, memorização, aplicação e o desafio, habilidades avaliadas e apresentadas no mapa. Isso permite ao aluno uma visão clara de desempenho, facilitando o autoconhecimento e a identificação de áreas a serem aprimoradas.

Momentos de avaliação global como esses, que envolvem tanto a mente quanto a ação prática e as emoções dos estudantes são desafiadores. No entanto, é nesse ambiente que os jovens desenvolvem habilidades que os preparam para a vida, seja no contexto acadêmico, profissional ou pessoal.

 


Voltar

COMPARTILHE:

Junte-se a nós nesta jornada emocionante! Explore os artigos e acima de tudo, divirta-se enquanto descobrimos juntos o fascinante mundo Educacional.

Siga-nos

Newsletter