30/08/2024
Saiba como uma estrutura escolar implementada com intencionalidade pode transformar a jornada de aprendizado e promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
A escolha de uma escola para os filhos é uma missão que envolve o sentir e o cuidar. Pensando além da questão curricular pedagógica, os pais se preocupam com o acolhimento e a estrutura que o colégio oferece. Isso reflete no papel essencial que é o de promover o desenvolvimento saudável dos filhos e onde possam se sentir especiais e amados.
Um ambiente educacional bem organizado é pensado cuidadosamente com intencionalidade em cada detalhe. Isso significa que tudo o que compõe o espaço, como móveis e recursos didáticos, são projetados para apoiar o aprendizado e estimular o envolvimento dos alunos. “Focar numa estrutura com intencionalidade permite à nossa escola criar oportunidades de interação, exploração e descobertas que ajudam a garantir um aprendizado significativo dos conteúdos”, explica a diretora pedagógica do Colégio Anglo Sorocaba, Carol Lyra.
O Colégio valoriza todos os espaços como sendo ambientes de aprendizagem. Não se limita apenas às salas de aula, mas estende as atividades aos parques e áreas de convivência, onde são realizadas aulas tradicionais ou direcionadas - seja debaixo da sombra das árvores ou sentados na grama - promovendo uma experiência externa e em contato com a natureza, o que torna o processo educacional ainda mais efetivo e prazeroso.
E pensando nessa vitalidade necessária à formação integral do aluno é que se torna fundamental, aos pais e responsáveis, darem ainda mais credibilidade aos colégios que valorizam as práticas esportivas e que encorajam os alunos a testarem diversas modalidades. “A escola é um lugar de descoberta, eles precisam experimentar futebol, vôlei, ginástica artística etc. para saber se gostam ou não, aproveitando sempre os benefícios para o corpo e a mente”, comenta Carol Lyra”.
Neste sentido, o Colégio Anglo é o único em Sorocaba (SP) a ter uma arena esportiva com estrutura profissional - 3 mil metros de área construída – sendo um projeto eco sustentável com captação da água da chuva para limpeza e banheiros, luz de led, ventilação natural e toda a preocupação com o meio ambiente: tudo planejado para colocar os alunos sempre em movimento.
As condições estruturais de uma escola contribuem para o acolhimento dos estudantes e fortalecem o senso de pertencimento à instituição. Isso desperta neles o desejo de frequentar as aulas e o prazer de estar naquele ambiente. Portanto, é essencial oferecer espaços que sejam arejados, limpos, confortáveis e variados, criando um ambiente que estimule os alunos e favoreça a rotina escolar.
As salas de aulas pensadas de forma intencional refletem o amor ao processo educacional, onde os alunos são convidados a experimentar diferentes formas de aprender, sendo uma formação integral, mais dinâmica e envolvente. Assim ocorre no Colégio Anglo Sorocaba, que tem salas que funcionam como cenários para momentos incríveis nessa descoberta do conhecimento, cada uma com propósito pedagógico, como por exemplo: tecnologia.
O Laboratório Mind Makers é um espaço dedicado ao desenvolvimento de coding (programação) e à execução de projetos desenvolvendo habilidades essenciais para o mundo digital. Já a Sala Imersiva o próprio nome já diz, é onde o aluno mergulha no conteúdo do dia, um ambiente escuro onde é possível surpreender a imaginação com o uso de realidade virtual. “Assim ocorreu numa aula em que simulamos uma viagem até a Lua e que permitiu aos alunos entrarem na fantasia e vivenciar esta experiência”, conta Carol Lyra.
Já a Sala Maker oferece uma experiência mais ativa e prática, no estilo "mão na massa". Nesse espaço, os alunos se dedicam a resolver desafios reais por meio de atividades como montagens, reparo de peças, trabalhos em marcenaria e criações diversas.
Outra sala diferenciada é a de Design Thinking, estruturada com base na metodologia PBL (Project-Based Learning). Nela, os alunos aplicam seus conhecimentos para a resolução de problemas. “Eles desenvolvem soluções que são representadas por mapas mentais que ajudam a organizar e visualizar o processo de pensamento, desde a compreensão do problema até a criação e implementação de soluções inovadoras”, explica Lyra.
Para complementar o ensino oferecido pensando no futuro, o Anglo Sorocaba trabalha, também, o Empreendedorismo Criativo em um ambiente preparado para os alunos do 9º ano, onde eles conduzem as empresas juniores criadas e administradas por eles. Uma forma de ensinar educação financeira, fomentar ideias e ampliar noções de negócios.
É sabido que a função da escola é ir além dos conteúdos acadêmicos, tendo importante papel na socialização dos alunos, na convivência harmoniosa, onde aprendem a trabalhar em equipe e a praticar valores como respeito e cooperação. Com o objetivo de promover um ambiente igualitário, as salas projetadas para atividades em grupo são amplas, planas, com mesas redondas para que todos se vejam e interajam facilmente.
Uma escola estruturada, é aquela que também oferece condições para disseminação e valorização da cultura, da arte e da literatura. E com esse intuito, o Colégio criou um Espaço Cultural, onde é possível estudar, buscar livros no acervo, interagir em competições de leitura e de conhecimentos, além de envolver em atividades relacionadas ao cinema, à música e às mais diversas formas de expressão artística.
Assim, vale reforçar que a escola que os pais desejam para os filhos tem a estrutura pensada acima de tudo no acolhimento e na valorização da cultura, essenciais para o desenvolvimento integral do estudante. Uma escola bem planejada leva em conta todos esses aspectos, proporcionando ambientes que incentivam o aprendizado acadêmico, a internalização dos conteúdos e o crescimento pessoal.
Afinal, espaços intencionalmente projetados promovem o desenvolvimento de múltiplas habilidades, desde o domínio da matemática até a boa convivência em grupo, além de estimular o respeito ao meio ambiente e à coleta seletiva. “Nossa estrutura foi construída com essa visão holística, visando formar cidadãos completos”, finaliza a diretora pedagógica, Carol Lyra.