28/08/2024
Disciplina ministrada no Anglo Sorocaba combina habilidades de gestão com o desenvolvimento de valores socioemocionais, preparando os alunos para desafios futuros.
Uma empresa estruturada para venda de geladinhos ou de trufas. Esses são alguns exemplos de negócios reais, criados pelos alunos do Colégio Anglo Sorocaba, dentre as atividades implantadas na disciplina Empreendedorismo Criativo. O ensino vai além das aulas teóricas e dos conteúdos de educação financeira, com o objetivo de fornecer conhecimento sobre gestão e competências administrativas, desenvolvendo também o lado socioemocional dos estudantes.
Na prática, as empresas criadas por eles começam com um investimento inicial de R$5 ou R$10 de cada um deles, além do dinheiro do “investidor-anjo”, que geralmente são os pais. Ao longo de um ano, são trabalhadas atividades coletivas e conteúdos aprofundados que vão desde o desenvolvimento de planilhas de custos e análise de rentabilidade até a exploração dos conceitos B2B e B2C. Os estudantes assumem responsabilidades do marketing da empresa, gestão de departamentos como de vendas, por exemplo, tornando os ensinamentos teóricos em ações práticas muito similares às do mercado de trabalho.
Durante o ano letivo e após muita prática, os estudantes participam do evento Pequenas Empresas, Grandes Ideias – em que vendem os produtos e apresentam os negócios: tanto os alunos como os investidores-anjo recebem os dividendos. A empresa de geladinho, por exemplo, existe há bastante tempo e costuma ser a mais rentável, sendo, inclusive, vendida para as turmas que vão iniciar o 9º ano, e que estão interessadas em lucrar já pensando nos custos da formatura.
Dessa forma, o ensino do Empreendedorismo Criativo no Anglo Sorocaba é amplo, pois ensina além do que envolve o empreender e as noções de educação financeira, mas abrange também o lado socioemocional, muito importante nas relações atuais.
Mesmo já aplicando o programa 'Líder em Mim', oferecido no Ensino Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o Empreendedorismo Criativo também agrega ainda mais à grade curricular, trabalhando valores como empatia, a compreensão das diferenças, o saber trabalhar em grupo de forma prática e respeitosa.
Dessa forma, a participação dos estudantes tem sido surpreendente, refletindo um aprendizado profundo, tornando-os ainda mais responsáveis na relação com o dinheiro e nas habilidades que cercam a atividade empreendedora.