16/08/2024
Assim como o bazar de roupas e de livros, o Colégio Anglo Sorocaba realiza diversas outras atividades em prol do meio ambiente permitindo colocar em prática o que se aprende em sala de aula.
Em vez de apenas usar e jogar fora, é possível promover a chamada economia circular, uma forma de pensar que evita desperdícios e dá outro uso para materiais e produtos. Na prática, isso significa que há várias maneiras de reaproveitar o que já existe.
O Colégio Anglo Sorocaba é a única escola na cidade a adotar práticas ambientais, sociais e de governança (ESG), estabelecendo um novo padrão para uma educação mais sustentável e comprometida com o futuro. Ao longo do ano são realizadas diversas atividades relacionadas ao meio ambiente dentro do projeto pedagógico e os educadores exploram tanto os conceitos como também ações práticas que fazem a diferença.
Exemplo disso são dois bazares promovidos pelo Colégio com a participação ativa dos estudantes, durante a Semana do Meio Ambiente. O Ensino Fundamental Anos Finais fica responsável pelo ReLer, uma oportunidade de troca de livros em que cada aluno oferece uma edição que já leu, possibilitando conhecer novas opções de leitura e fazendo girar títulos interessantes e que, muitas vezes, estavam sem uso nas prateleiras.
Já o Ensino Médio promove o ReVestir, um bazar repleto de roupas e acessórios doados também pelos alunos para a troca com os colegas ou, até mesmo, para transformá-los em doações para a Central Única das Favelas (Cufa) de Sorocaba (SP). De um modo geral, os alunos são ensinados que ao promover o reaproveitamento das peças, reduz-se a necessidade de produzir novas unidades, o que diminui o consumo de recursos naturais como água e energia, além de evitar o acúmulo de resíduos.
Reforçando as práticas ESG de sustentabilidade, aplicadas pelo Anglo Sorocaba constantemente, os bazares têm o intuito de promover a economia circular, incentivando a reutilização de roupas, acessórios e o giro dos livros que antes estavam guardados, garantindo uma vida útil prolongada.
A iniciativa contribui para a consciência dos estudantes, de forma a torná-los agentes de mudança, capazes de adotar práticas mais responsáveis no cotidiano e influenciar pessoas ao redor.