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Menina com o celular na mão mostra a preocupação do Colégio Anglo Sorocaba com o uso excessivo do celular

Cinco sinais do uso excessivo de celulares

24/07/2024

No ambiente digital em constante evolução, identificar o que constitui um uso exagerado de celulares pode ser um desafio. No Colégio Anglo Sorocaba, acreditamos que é crucial para os pais compreenderem os sinais do uso excessivo de celulares, muitas vezes um sintoma de nomofobia, para efetivamente orientar e proteger seus filhos.

Carol Lyra, diretora pedagógica do Colégio, destaca: O uso excessivo de celulares vai além da frequência. Envolve uma relação dependente com o dispositivo, onde a falta dele causa ansiedade significativa e interfere nas atividades diárias do aluno.

Confira 5 sinais de uso exagerado

1) Tempo excessivo na tela: Passar horas ininterruptas no celular, muitas vezes navegando sem um propósito específico.

2) Verificação compulsiva: Sentir a necessidade constante de checar o celular, mesmo sem notificações.

3) Negligência de atividades: Descuidar de responsabilidades ou hobbies por causa do tempo passado no celular.

4) Interferência em relações sociais: preferir interações digitais em detrimento de conexões pessoais.

5) Sintomas físicos e mentais: Experienciar ansiedade, irritabilidade, dores de cabeça e fadiga devido ao uso constante do celular.

O uso exagerado de celulares é especialmente preocupante no contexto escolar, pois pode afetar a concentração, o desempenho acadêmico e o desenvolvimento social dos estudantes, enfatiza Carol Lyra.

É fundamental para os pais observarem e discutirem os hábitos de uso de celular com seus filhos. Estabelecer limites claros e promover atividades fora das telas são passos importantes. No Colégio Anglo Sorocaba, incentivamos essa abordagem proativa, integrando discussões sobre o uso responsável da tecnologia em nosso currículo e atividades.

Enfrentando a nomofobia

A nomofobia, um reflexo da dependência tecnológica, requer uma abordagem equilibrada. Além do apoio em casa, oferecemos recursos e intervenções no Colégio para estudantes que mostram sinais de dependência, incluindo o apoio de orientadores.

A conscientização e a intervenção precoce são chave para prevenir a nomofobia e promover um equilíbrio saudável na vida dos nossos alunos, conclui Carol Lyra, diretora pedagógica do Anglo Sorocaba.

Quer mais informações sobre a nomofobia? Clique nos links camara.leg.br/radio/programas/977152-nomofobia-o-vicio-ao-celular-o-que-saber-e-como-evitar e exame.com/ciencia/nomofobia-entenda-o-que-e-o-transtorno-e-as-formas-de-minimiza-lo 


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