Home
19/11/2025
Com o objetivo de preparar os alunos para processos seletivos diferenciados de faculdades que utilizam MME (Múltiplas Mini-Entrevistas) ou entrevistas gerais em suas fases finais, o Colégio Anglo Sorocaba anunciou que, a partir de 2026, passará a oferecer aulas de TME – Treinamento para Mini Entrevistas. A proposta busca desenvolver competências socioemocionais e alinhar os estudantes ao perfil exigido e cada vez mais presente em universidades modernas.
O Colégio, já reconhecido pela preparação completa para o Enem, desenvolve integralmente seus alunos mesmo antes da implantação das mini entrevistas. Isso se reflete nas PROVAS HAC (Habilidades de Alta Complexidade) do Ensino Médio em que as avaliações do último bimestre são diferenciadas: saem do formato tradicional e utilizam prática, trabalho coletivo e desafios reais para demonstrar conhecimentos, como já mostrado em publicações do Instagram do Colégio. Instagram
O mesmo ocorre nos itinerários formativos, que oferecem mais de 20 opções dentro dos três eixos — Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens, e Ciências Gerais. Com eles, o aluno aprofunda conhecimentos nas áreas de maior interesse e compreende de forma mais clara o que cada campo de estudo oferece, ampliando sua visão sobre futuras escolhas acadêmicas e profissionais, como mostrado na matéria Itinerários formativos | Colégio Anglo Sorocaba
As MME (Múltiplas Mini-Entrevistas) são um formato em que o candidato passa por diversas estações curtas, cada uma com tempo determinado e cenários diferentes. Nessas situações, avaliam-se competências como empatia, ética, pensamento crítico, comunicação e liderança. O objetivo é medir habilidades socioemocionais de forma prática e realista, e não apenas conhecimento teórico.
Já as entrevistas gerais são mais tradicionais, com tempo maior e sem divisão por estações. Nelas, o candidato conversa com um entrevistador que avalia seu perfil, motivações, valores, capacidade de comunicação e visão de futuro.
A capacidade de se comunicar bem, resolver problemas, trabalhar em equipe e demonstrar empatia tem ganhado destaque em processos seletivos contemporâneos. Essas competências dialogam diretamente com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que incentiva a formação integral e a inclusão das habilidades socioemocionais no currículo escolar.
Além disso, o cenário acadêmico internacional, como Canadá e Reino Unido já utilizam amplamente métodos como as MME, valorizando habilidades essenciais para a prática profissional, como ética, liderança e tomada de decisão.
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) – A graduação em Medicina utiliza MME como parte da segunda fase do processo seletivo.
ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) – Para cursos como Administração, Comunicação, Jornalismo e Relações Internacionais, há entrevista online de até 30 minutos para avaliar competências comportamentais.
Saint Paul Escola de Negócios – No processo seletivo da graduação, cada candidato passa por uma entrevista individual de 30 minutos com coordenadores acadêmicos, que avaliam valores, motivações e o alinhamento com a proposta pedagógica.
Link School of Business - adota entrevista em seu processo seletivo como parte da Jornada Link. Cada candidato passa por uma entrevista online conduzida por avaliadores da instituição. O objetivo é identificar perfil empreendedor, comunicação, motivação e capacidade de resolução de problemas.
FGV (Fundação Getulio Vargas) Em alguns de seus cursos, como Administração em São Paulo (FGV EAESP), a segunda fase tradicionalmente tem incluído provas discursivas e entrevistas orais/individuais.
Faculdade Belas Artes: O processo seletivo para cursos como Direito e Economia geralmente conta com três fases: prova, dinâmica de caso e, por fim, entrevista individual.
FACAMP (Faculdades de Campinas): Em seu Processo Seletivo Vestibular, a FACAMP inclui uma segunda fase obrigatória de Entrevista (muitas vezes online) para avaliar o perfil e o potencial global do candidato.
Segundo Carol Lyra, diretora geral do Colégio, a implantação das aulas de TME reforça o compromisso da instituição com a preparação integral dos alunos. Com essa preparação, os estudantes terão a oportunidade de praticar mini entrevistas em sala, simular vestibulares de diversas faculdades e desenvolver as competências que muitas universidades passaram a valorizar — tudo isso em contraturno, como parte da jornada escolar.
“Estamos atentos às necessidades reais dos alunos, oferecendo condições para que sejam aprovados no curso e na instituição que desejarem. Mais do que isso, nosso compromisso é apoiá-los em seu desenvolvimento integral, para que se tornem adultos realizados, preparados para a vida e para a carreira”, afirma.
1. Antecipação das tendências
Ao implantar o TME em 2026, o Anglo Sorocaba proporciona uma vantagem competitiva aos alunos em vestibulares que adotam entrevistas estruturadas.
2. Desenvolvimento integral
A preparação para entrevistas estimula autoconhecimento, expressão de ideias e pensamento crítico — habilidades fundamentais para a vida acadêmica e profissional.
3. Acesso a processos seletivos diferentes
O Colégio capacita os alunos para formatos que vão além das provas escritas, ampliando as possibilidades de aprovação em instituições que valorizam competências socioemocionais.
4. Ambiente seguro para praticar
No TME, os estudantes têm um espaço estruturado para treinar, errar e aprender, em um ambiente de apoio pedagógico e acolhimento psicológico.
Veja mais matérias no nosso blog: Medicina | Colégio Anglo Sorocaba e Itinerário multiáreas | Colégio Anglo Sorocaba