27/06/2025
Uma forma diferente de enfrentar a dengue já está colocada em prática no Colégio Anglo Sorocaba – onde combater o mosquito transmissor com a ajuda de um “parente” inofensivo virou realidade! A escola adotou uma solução biológica inovadora, eficaz e sem uso de inseticidas: o Aedes do Bem™. A tecnologia, desenvolvida pela empresa britânica Oxitec, utiliza mosquitos machos da espécie Aedes aegypti geneticamente modificados para reduzir a quantidade de fêmeas — que são as únicas responsáveis pela transmissão de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
O resultado é uma redução contínua no número de fêmeas do Aedes aegypti na região — e, com isso, menos risco de transmissão de doenças. Os mosquitos do bem não picam, não transmitem vírus, não afetam outros insetos e não oferecem perigo a pessoas ou animais. É uma alternativa segura, prática e sustentável para conter o avanço da dengue.
“A dengue é um problema sério de saúde pública, especialmente em cidades como Sorocaba. Ao integrar educação e ações práticas no ambiente escolar, mostramos que é possível agir com responsabilidade e ainda formar alunos mais conscientes. Essa iniciativa pode — e deve — servir de exemplo para outras comunidades”, afirma a diretora, Carol Lyra.
O processo é fácil de entender: os ovos do Aedes do Bem™ ficam em uma caixa, junto com alimento suficiente para o desenvolvimento. Ao adicionar água potável, os mosquitos começam a crescer e, em cerca de 10 a 14 dias, os machos adultos estão prontos para voar e se espalhar pelo ambiente. Quando se reproduzem com as fêmeas da mesma espécie, apenas os filhotes machos sobrevivem e herdam a mesma característica, que impede a multiplicação das próximas gerações.
O Colégio já traz em seus pilares o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental. Dentro dessa proposta, reforça de forma contínua a importância das ações preventivas no combate à dengue, e entre as práticas simples que fazem a diferença estão: eliminar qualquer acúmulo de água parada, manter caixas d’água sempre tampadas, limpar calhas com frequência, guardar garrafas com a boca para baixo, evitar o acúmulo de lixo e recipientes nos quintais entre várias outras.
Assim, a adoção do Aedes do Bem™ amplia essa atuação e a escola contribui ainda mais para ser um ambiente saudável para toda a comunidade escolar.