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aula de música

Musicalização fortalece o desenvolvimento das crianças

30/05/2025

 A aula de música atua como ferramenta pedagógica essencial na formação cognitiva, emocional e cultural dos alunos. 

 

Sentados com instrumentos nas mãos, atentos aos sons que surgem, ou em pé, marcando o ritmo com palmas e gestos sincronizados. Os alunos se envolvem com a música de forma intensa e genuína: sentem, descobrem e aprendem.

A musicalização nas escolas é prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. No entanto, mais do que cumprir uma exigência legal, trata-se de uma decisão pedagógica com profundo impacto no desenvolvimento das crianças.

Com base nesse entendimento, o Colégio Anglo Sorocaba adota a música como um pilar essencial desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental. “Trabalhamos com esse recurso porque sabemos que os benefícios são amplos e perceptíveis, tanto no comportamento quanto no desempenho acadêmico. Valorizamos a cultura, o desenvolvimento integral da criança e o encantamento que a música proporciona”, afirma a diretora, Carol Lyra.

A educação musical busca despertar o interesse pela arte sonora, incentivar a sensibilidade e oferecer caminhos para que a criança se expresse de maneira criativa. Em sala de aula, o contato com diferentes estilos musicais e instrumentos estimula habilidades cognitivas como atenção, memória e concentração, além de promover o desenvolvimento motor — desde o controle de movimentos delicados até a percepção espacial do próprio corpo. Tudo acontece de maneira natural e significativa, respeitando o tempo e o ritmo de cada aluno.

Além disso, a música leva a cultura para dentro da sala de aula. Um exemplo prático no Anglo Sorocaba foi a atividade com os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais sobre o Jongo, um gênero tradicional da cultura afro-brasileira. Utilizando materiais variados e instrumentos de percussão, os estudantes desenvolveram noções de pulso, coordenação e consciência corporal.

E como forma de expressão cultural, ela ainda contribui para a formação de cidadãos mais atentos às diversas realidades sociais. Ao conhecer ritmos e tradições musicais de diferentes países, os estudantes aprendem a valorizar a diversidade, enriquecem a formação pessoal e constroem identidade. 

Além do aspecto artístico, a prática musical influencia positivamente o desempenho acadêmico. Crianças envolvidas em atividades como cantar, escutar, acompanhar ritmos ou tocar instrumentos demonstram avanços significativos em áreas como linguagem e matemática. A estruturação rítmica favorece a compreensão de padrões, sequências e relações lógicas, enquanto a experiência com o canto e a escuta aprimora o vocabulário, a fluência verbal e a capacidade de interpretação. Tudo isso acontece de maneira integrada ao cotidiano escolar.

Diante de tantos benefícios, incorporar a música como ferramenta educativa é uma forma de expandir os horizontes das crianças. E mais do que cumprir uma diretriz curricular, essa escolha revela um compromisso com o desenvolvimento integral dos alunos. 

 


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