25/04/2025
Inteligência artificial torna o aprendizado personalizado, interativo e com muita segurança cibernética.
A escola do presente precisa acompanhar o ritmo do mundo em constante transformação — e isso inclui integrar, de forma responsável, os avanços tecnológicos ao cotidiano pedagógico. No Colégio Anglo Sorocaba, essa realidade já está em prática com a adoção do Plurall IA, plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela Somos Educação, que tem enriquecido o processo de ensino-aprendizagem e ampliado as possibilidades dentro e fora da sala de aula.
A proposta oferece uma experiência de aprendizagem mais dinâmica, envolvente e alinhada à realidade dos alunos. Com o Plurall IA, os estudantes acessam trilhas personalizadas, vídeos, jogos interativos e conteúdos em diferentes formatos, o que amplia o repertório educacional e estimula a construção do conhecimento.
“A inteligência artificial na educação tem o poder de transformar a maneira como os alunos se relacionam com o conteúdo. Ela não afasta, aproxima. Traz recursos que falam a linguagem do estudante, e isso faz toda a diferença no engajamento e na aprendizagem”, afirma Carol Lyra, diretora do Colégio Anglo Sorocaba.
As ferramentas respeitam o ritmo de cada um, permitindo uma jornada mais personalizada. Ao mesmo tempo, possibilitam aos educadores acompanhar o desempenho com mais precisão, adaptando estratégias de ensino. Todo esse processo está alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente nas competências relacionadas à tecnologia e cultura digital.
Outro ponto primordial da plataforma é a segurança — tanto no acesso quanto na confiabilidade da informação. O ambiente digital é controlado, garantindo que os alunos naveguem com tranquilidade, sem exposição a conteúdos impróprios ou fontes não verificadas. “Quando um aluno faz uma pesquisa no Plurall, ele encontra respostas baseadas em materiais pedagógicos 100% confiáveis e alinhados ao que é trabalhado em sala de aula. Isso oferece tranquilidade para as famílias e assegura que o conteúdo acessado seja apropriado para a faixa etária e o nível de escolaridade de cada estudante”, explica Carol Lyra.
A tecnologia é uma aliada da educação com propósito. Ela não substitui o olhar atento do professor nem a escuta ativa em sala de aula — ao contrário, potencializa esses momentos e amplia as possibilidades de aprendizado.