21/03/2025
Você já percebeu como alguns alunos têm facilidade em interagir com os colegas, lidar com as emoções ou tomar decisões com segurança? Já outros demonstram mais dificuldades. Observando comportamentos assim, as escolas têm investido na educação socioemocional, percebendo um impacto positivo tanto no crescimento pessoal quanto acadêmico dos estudantes. Habilidades como autoconhecimento, empatia, capacidade de resolver conflitos e liderança são cada vez mais reconhecidas como fundamentais para o desenvolvimento dos jovens.
No Colégio Anglo Sorocaba (SP), esse foco se reflete em diversos projetos de forma bastante prática. “O nosso principal pilar é o respeito em todos os sentidos, como raça, gênero, religião. Lidamos muito bem com a diversidade, e isso é um reflexo das habilidades socioemocionais que trabalhamos no dia a dia", afirma a diretora do Anglo Sorocaba, Carol Lyra.
Aulas de Mindfulness, ou atenção plena, têm sido um diferencial importante e está sendo aplicado desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Elas ajudam os alunos a se conhecerem melhor e a equilibrar o lado emocional com exercícios de respiração, meditações guiadas e momentos de reflexão. Eles são incentivados a identificar e nomear o que estão sentindo – como raiva, tristeza ou ansiedade – para que possam ter mais controle, evitando reações impulsivas.
Nessa mesma linha, os estudantes contam, ainda, com a Sala Gaia, um local de descompressão projetado para ajudá-los a se reequilibrar emocionalmente. Com luz suave, sons e aromas relaxantes, eles praticam exercícios de respiração e podem se reconectar, retomando o equilíbrio mental necessário para os desafios do cotidiano escolar.
Propostas como essas estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece as competências socioemocionais como parte essencial do processo educacional. Na prática, o conceito envolve o aprendizado de como lidar de forma saudável com as emoções e com as relações interpessoais, favorecendo a convivência e o bem-estar fora da escola.
E o mais interessante é a possibilidade das escolas trabalharem essas competências de forma interdisciplinar. Embora não pareça, mas um projeto no Anglo Sorocaba que também ensina várias habilidades socioemocionais é o "Empreendedorismo Criativo". Nele, os alunos são desafiados a transformar ideias em negócios reais, aprendendo a trabalhar em equipe, lidar com hierarquia e assumir responsabilidades – aspectos emocionais e sociais dentro de um contexto empresarial. Ao longo do processo, eles aprendem a controlar o dinheiro da empresa, planejar ações e, principalmente, desenvolvem habilidades de liderança e tomada de decisão.
O ensino das socioemocinal é uma das estratégias mais eficazes disponíveis atualmente para promover o sucesso dos estudantes. “Os alunos melhoram o desempenho acadêmico, conseguem se controlar emocionalmente, as relações entre a escola e a comunidade ficam mais fortes, há menos conflitos, a disciplina na sala de aula melhora e os jovens se tornam mais saudáveis e preparados para tomar decisões”, explica Carol Lyra.
Por isso, a preocupação com o bem-estar emocional dos alunos vai além da sala de aula, e o acompanhamento psicológico personalizado também tem feito a diferença na escola sorocabana. O programa "Eu Vejo Você" apoia no enfrentamento da ansiedade, especialmente para os jovens que se preparam para o vestibular. A Orientação Vocacional e o programa de Coaching os auxiliam no autoconhecimento para a vida e para tomar decisões mais conscientes sobre o futuro. As aulas de Projeto de Vida oferecem a possibilidade de reflexão sobre potencialidades, aspirações e vários outros aspectos para a criação de planos e metas.
Outro programa importante que também desenvolve habilidades é o "Líder em Mim", que abrange desde os pequenos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – anos iniciais, com ênfase no protagonismo dos alunos. A partir da aplicação dos "7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey, ele ensina como ser proativo, pensar em soluções ganha-ganha, trabalhar em sinergia, além de ensinar como praticar a empatia nas relações interpessoais.
Além de todas essas iniciativas do Colégio Anglo Sorocaba, vale ressaltar que a participação e o apoio das famílias nos projetos escolares potencializam ainda mais as propostas pedagógicas, criando uma parceria muito significativa. Nada mal um bom bate-papo com os pais, como no Café com Conversa – sempre com temas afetivos sobre a criação dos filhos.
De forma global, as instituições de ensino que adotam essas práticas estão à frente para promover a formação integral, tornando os alunos indivíduos mais empáticos, resilientes e preparados para enfrentar os desafios da vida.